quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

A vida no Maranhão.

Por estar participando de um curso de Formação Missionária que tem como foco principal, A MISSÃO DOS CRISTÃOS NAS POLÍTICAS PÚBLICAS, posso dizer que ouvindo as experiências dos missionários que moram aqui e visitando alguns municípios daqui, o que se percebe é uma carência muito forte de políticas públicas.
Na maior parte do Estado, já não tem mais a floresta, pois a devastação e imensa. Outra característica bem forte também é o descaso com a questão de saneamento básico. As ruas são tomadas pelas águas de uso doméstico e comercial. Com isso, é inevitável o mau cheiro de esgoto. Com o calor do sol, em muitas ruas é forte esse mau cheiro que incomoda muito boa parte das pessoas que passam por essas ruas.
Também é bem notável a falta de espaços entre as casas, pois o que separa um terreno do outro, é a própria parede da casa. E pra mim, isso ainda não é o pior, pois uma coisa que me chamou mais a atenção, é o fato de não ter espaço para o pedestre. As casas são construídas nos locais onde deveria ser as calçadas. Com isso, torna-se muito perigoso para as pessoas que andam a pé ou até mesmo de bicicleta.
Isso é um pouco do Maranhão. Nada contra, mas é uma forma de vida que esse povo leva que pra mim, tinha que melhorar e muito. Se não acredito que em pouco tempo, poderemos até ver as notícias muito freqüentes de pessoas com doenças e principalmente as psicológicas, já que eles mesmo reclamam muito dessas desordem que existe nas cidades. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário