quinta-feira, 22 de março de 2012

CAMPANHA DA FRATERNIDADE DE 2012.


Projeto Pedagógico da Campanha da Fraternidade de 2012.

JUSTIFICATIVA
A Campanha da fraternidade deste ano nos trás uma temática fundamental para a vida, que é a FRATERNIDADE E SAÚDE PÚBLICA. Tem como lema, QUE A SAÚDE SE DEFUNDA SOBRE A TERRA. Partindo desse tema, devemos nos preocupar com a situação atual da nossa sociedade que clama por qualidade na assistência à saúde e na atenção mais humana dos órgãos públicos e privados que são responsáveis pelo atendimento ao doente. Porem, esse não é o único ponto que devemos nos preocupar, mas também, como poderei contribuir com a saúde num contexto geral. Dessa forma, devemos assumir um compromisso particular de ajudar a melhorar a qualidade de vida das pessoas.

OBJETIVO GERAL.
Refletir sobre a realidade da saúde no Brasil em vista de uma vida saudável, suscitando o espírito fraterno e comunitário das pessoas na atenção dos enfermos e mobilizar por melhoria no sistema público de saúde.

OBJETIVOS ESPECIFICAOS:
a) Disseminar o conceito de bem viver e sensibilizar para a prática de hábitos de vida saudável;
b) Sensibilizar as pessoas para o serviço aos enfermos, o suprimento de suas necessidades e a integração na comunidade;
c) Alertar para a importância da organização da pastoral da Saúde nas comunidades: criar onde não existe, fortalecer onde está incipiente e dinamizá-la onde ela já existe;
d) Difundir dados sobre a realidade da saúde no Brasil e seus desafios, como sua estreita relação com os aspectos sócio-culturais de nossa sociedade;
e) despertar nas comunidades a discussão sobre a realidade da saúde pública, visando à defesa do SUS e a reivindicação do seu justo financiamento;
 f) “Qualificar a comunidade para acompanhar as ações da gestão pública e exigir a aplicação dos recursos públicos com transparência, especialmente na saúde" (cf. p. 12 do Texto-Base da CF).
METODOLOGIA.
Pode ser trabalhada de forma interdisciplinar valorizando a pesquisa do aluno sobre os aspectos gerais do SUS e da realidade da saúde publica no Brasil;
Elaborar com os alunos as apresentações de teatro, musicas, poemas, poesias, contos, painel ou mural contemplativos com dados críticos, cartaz, telejornal, filmagem e etc.
Proporcionar visitas em locais de atendimentos públicos ao doente e elaborar questionários e relatórios das reais situações em são submetidos os pacientes e trabalhador na rede publica de saúde;
Levantar discussões em sala com os alunos para propor atitudes que venham contribuir para melhorar o atendimento ao enfermo, fazendo assim, com que cada aluno cinta-se co-responsáveis melhorar a saúde no Brasil;
Fazer visitas aos idosos e conhecer de perto à realidade em que eles vivem em nosso município e propor desafios em desenvolver algo na escola de forma que venha ser uma opção de convivência com os idosos do nosso cotidiano.
ÁREA DE CONHECIMENTO.
Biologia, Ciência, Física, Historia, Geografia, Educação Artística, Educação Física, Português, Religião, etc.
RECURSOS HUMANOS.
Recursos humanos:
 Alunos, Professores e Comunidade.
 Recursos didáticos:

Cartolinas, hidrocores, revistas, cola, tesouras, EVA, papeis sulfite, TNT, televisão, DVD, data show, microfones, caixa de som, instrumentos musicais, filmadora, materiais recicláveis.

AVALIAÇÃO.
A avaliação será feita nas turmas envolvidas nas disciplinas que cada professor estará trabalhando por meio de participação assídua de alunos que deverão apresentar os resultados obtidos durante as realizações das atividades propostas pelos professores.
CRONOGRAMA.

ABRIL: trabalhos com os professores e coordenadores nas escolas para apresentar o tema e o projeto;

MAIO/JUNHO: desenvolvimento do projeto em sala de aula com os alunos a critério do professor/ disciplina e alunos;

JULHO: retorno às aulas e apresentação dos trabalhos na escola juntamente com a comunidade em geral de acordo com a preparação de cada turma, no estilo de uma feira de ciência, incluindo apresentações teatrais, musicais e outras.

OBSERVAÇÃO:
É de responsabilidade da coordenação pedagógica acompanhar os trabalhos que serão desenvolvido pelos professores e contribuir com idéias para o sucesso do projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário