sexta-feira, 30 de março de 2012

Dicas para a prova da Polícia Federal.


Saiba como ter sucesso em provas para a Polícia Federal.

Língua Portuguesa – Professor Marcelo Paiva
Geralmente, as primeiras questões relacionam-se à compreensão explícita e implícita do texto apresentado. Observe bem a diferença. Muita atenção com perguntas com “depreende-se”. A ideia pode não estar no texto, mas ser uma dedução ou inferência. Logo depois aparecem afirmativas com tópicos gramaticais, estilísticos, textuais. O CESPE procura exigir do candidato conhecimento do assunto no contexto apresentado. Observe bem o comando, o conteúdo exigido e a forma como a afirma tiva foi apresentada. É comum o candidato saber o assunto e errar por não ter entendido exatamente o que se perguntou ou afirmou na questão.
Minha recomendação é que você estude o conteúdo em diversos livros e, principalmente, responda às últimas provas realizadas pela banca. Não adianta estudar apenas por provas antigas. Estudo as atuais. Confira o gabarito e tire suas dúvidas em relação a eles. Não se satisfaça apenas não concordando com o gabarito. Saiba por que o CESPE indicou aquele gabarito. Boa prova a você!
Raciocínio Lógico – Professor Antonio Geraldo (@prof_ag)
Geralmente é uma prova de 10 questões (ou itens), em que metade, 5, são questões de linguagem lógica, onde o candidato precisa conhecer a simbologia lógica, as estruturas lógicas, a lógica de argumentação, as principais equivalências e negações de proposições. A outra metade, 5, são questões destinadas aos Problemas de contagem e Probabilidade.
Os problemas de contagem são os clássicos exercícios de análise combinatória que analisa estruturas e relações discretas. Normalmente os problemas de contagem podem se resumir a problemas de arranjos, combinações e permutações e solucionam exercícios do tipo:
1) De quantos modos podemos dispor 5 pessoas numa fila?
2) De quantos maneiras podemos formar uma comissão de 3 alunos, escolhidos dentre os 100 alunos de uma sala?
3) Quantos jogos simples (6 dezenas) podem ser feitos no concurso da mega-sena?
4) De quantas formas pode-se preencher uma folha de respostas de 80 questões do tipo múltipla escolha?
Dentre outros
Por tudo isso, a análise combinatória costuma causar perplexidade a muitos candidatos. De um lado, tem-se a variedade de problemas interessantes, de simples enunciados, que se enquadram no seu âmbito. Do outro, o grande desafio à imaginação que a solução desses problemas representa, sendo aparentemen te cada um deles um caso em si, não enquadrável numa teoria geral. Essa ideia aparente, contudo, não é correta. Um estudante atento e um bom material desmistificam essa ideia, apresentando e aprendendo os princípios gerais que permitem submeter muitos desses problemas a técnicas organizadas de resolução.
A teoria das probabilidades é o ramo da matemática que cria, desenvolve e, em geral, pesquisa modelos ou fenômenos aleatórios. A linguagem das probabilidades permeia a conversação inteligente e a expressão científica dos fatos nos dias atuais e esta conexão é usada e abusada pelo CESPE. Usar a linguagem corretamente e os elementos a ela relacionados é, pois, uma necessidade para gabaritar as questões de probabilidade.
Direito Administrativo – Professor Henrique Savonitti
O conteúdo de Direito Administrativo para o concurso da Polícia Federal está bem abrangente. O candidato deve focar na legislação relacionada à matéria administrativa especificada no edital (Leis 4.878/65, 8.112/90, 8.429/92 e 8.666/93), além do estudo dos “Serviços Públicos” e do “Controle Administrativo”. Nos últimos concursos, as provas do Cespe trouxeram muitas questões sobre estes assuntos. Outro tema muito recorrente é o da Improbidade Administrativa (Lei 8.429/92) que, ao meu ver, também deve estar presente nesta prova. Essas são minhas apostas!
Não se esqueça, também, de estudar a Lei 4.878/65, que estabelece o Regime Jurídico dos Policiais Federais e dos Policiais Civis do DF. Atente para as diferenças em relação à Lei 8.112/90, principalmente no que diz respeito ao Regime Disciplinar.
A resolução de exercícios e a análise das últimas provas elaboradas pelo Cespe são indispensáveis na preparação do candidato. Além disso, as questões de Direito Administrativo do Cespe sempre exigem do candidato um conhecimento atualizado da jurisprudência do STJ e do STF.
Antonio Geraldo, Marcelo Paiva e Henrique Savonitti são Professores do Instituto IMP, de Brasília


Nenhum comentário:

Postar um comentário