terça-feira, 30 de agosto de 2011

POR UM TRANSITO SEGURO

POR UM TRANSITO SEGURO 
PROBLEMATIZAÇÃO:

         Em razão do desenvolvimento e crescimento da Cidade de Caroebe, você percebe a necessidade de mudar os hábitos dos usuários das vias urbanas, tanto do pedestre, quanto dos condutores de veículos em geral?


JUSTIFICATIVA:

         Após uma pesquisa na cidade de Caroebe foi constatado um crescimento nos índices de acidentes relacionado ao transito. Em muitos casos com lesões grave e outras com vitimas fatais. Observando os movimentos do dia a dia é visível o aumento do fluxo de carro e moto que oferece perigo para os mais distraídos. Com isso percebe-se a necessidade de mudar a cultura da sociedade acostumada com o pouco movimento de anos atrás. Por esta razão, enquanto escola, percebemos a importância de trabalhar este projeto para ajudar na educação do transito no intuito de valorizar a vida e a integridade moral,física e psíquica  de cada ser humano.


OBJETIVO GERAL:

         Sensibilizar a comunidade em geral através de palestras, teatros, oficinas e estudos entre famílias e escolas, sobre a importância de cuidar da vida no trânsito, respeitando as normas e leis que nos envolvem, para que tenhamos um transito mais seguro.


OBJETIVOS ESPECIFICOS:

·        Mobilizar a comunidade para aprender bons hábitos que favoreça um trânsito mais seguro;
·         Sensibilizar as crianças da importância de colaborar com os pais no cumprimento das leis de transito;
·        Oportunizar aos condutores de veículos o bom censo na hora de agir diante de situações desagradáveis para que prevaleça a paz no transito;
·        Despertar em cada criança, adolescente, jovem e adulto o cuidado e atenção no transito para proteger a vida e a integridade moral, física e psíquica;
·        Capacitar futuros condutores de veículos com maiores responsabilidades para um trânsito mais seguro;
·          Sensibilizar as pessoas quanto ao risco por uso de aparelhos que tira a atenção no transito;
·        Conscientizar as pessoas que bebida e direção não combinam e nem tão pouco salva a vida.

PROCEDIMENTO METODOLOGICO:

         Os trabalhos serão desenvolvidos em sala de aula com alunos de ensino fundamental e médio com apoio dos professores de forma interdisciplinar.
         Será utilizado um material exclusivo do projeto “Se Essa Rua Fosse Minha” do DETRAN de Roraima para auxiliar professores, alunos e pais nas atividades de conhecimentos teóricos e práticos.
         Utilizaremos palestras, vídeos e depoimentos para aprimorar os trabalhos que serão apresentados junto à comunidade. Essas apresentações acontecerão por meio de teatro, musicas, poemas, poesias cartazes, faixas e outros, com intuito de nos tornarmos mais responsáveis com a qualidade de vida no transito.
        

RECURSOS UTILIZADOS:

·        Recursos humanos:

Alunos, Professores, Pais e Comunidade.

·        Recursos didáticos:

Kit de livros do projeto “Se Essa Rua Fosse Minha” do DETRAN de Roraima, Cartolinas, hidrocores, revistas, cola, tesouras, EVA, papeis sulfite, TNT, televisão, CD, DVD, data show, microfones, caixa de som, instrumentos musicais, filmadora, materiais recicláveis, câmera fotográfica, panfletos educativos, etc.


AVALIAÇÃO:

         Será avaliado de forma participativa e cooperativa de cada educando com peso de 10% a 40% de acordo com a observação dos professores e coordenadores de cada escola. Podendo ate ser discutida com o corpo docente da escola de forma que atenda aos anseios de cada profissional. 
        

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
DETRAN RR, Se Essa Rua Fosse Minha 4ª Edição/2010.

        
AUTOR: LEONARDO BELTRAMI PEREIRA
PARCEIROS: CLEO CEMBRANEL,  DETRAN DE RORAIMA, Escolas estaduais: Vidal da Penha Ferreira, Clóvis Nova da Costa, D. Pedro I e Tereza Teodoro de Oliveira. Secretaria Municipal de Educação de Caroebe, Escolas municipais: Santa Bruhara e Maria Quevedo.

PERIODO PROVAVEL: INICIO DO 2º SEMESTRE ATE A SEMANA NACIONAL TRANSITO. 


 
Já está agendado o grande dia para a realização do projeto POR UM TRANSITO MAIS SEGURO, será nos dias 22 e 23/09/2011. Teremos muitas atividades importantes que serão apresentados por aproximadamente 1780 alunos da rede estadual e municipal. Alem de palestras com participação de palestrante de Boa Vista que irá mostrar os direitos e deveres em relaçao ao cumprimento das leis de transito. Será dois dias de muitos trabalhos que ficarão marcado na história de Caroebe. Tudo pela vida saudável com DEUS. Não perca! Ass: Leonardo Beltrami.




Olga Pereira da Silva (no detalhe) foi atropelada quando atravessou a rua para ir para a casa da filha

A violência no trânsito continua fazendo vítima em Boa Vista. A agricultora Olga Pereira da Silva, 56, morreu atropelada em frente à casa da filha, localizada na avenida Getúlio Vargas, no bairro São Vicente, quando saía de uma igreja. Quando tentou atravessar a avenida, que não possui faixa de pedestre, a idosa acabou sendo atropelada pelo veículo Corola prata, placas JRO-4880, conduzido por Ozéias Pereira da Silva. O condutor aguardou no local o socorro à vítima e o trabalho policial. Ele disse a testemunhas que tentou evitar o acidente, mas não conseguiu frear a tempo.
Essa matéria foi tirada da folha de Boa Vista só pra mostrar que a preocupação em relação aos pedestres não se deu por acaso. É preciso que tenhamos uma responsabilidade nas escolas, igrejas e familia quanto a orientação de maiores cuidados ao transitar pelas ruas das cidades. Vamos juntos combater um vício que a sociedade tem de achar que os perigos nunca nos ameaças de modo particular. Sabemos que os perigos estão para todos, e não somente para idosos, crianças e pessoas com dificuldades para caminhar. Hoje foi uma idosa, amanhã se não tomar as devidas preocupações, poderá ser um adolescente ou um jovém viril. 
                        

2 comentários:

  1. Não espere que o mal lhe aconteça para mudar seu habitos, a sua vida vale muito mais do que sua vaidade de mostrar que é o melhor e que nada te assusta.

    ResponderExcluir
  2. Os trabalhos estão acontecendo em todas as escolas de Caroebe e estou muito grato pela aceitação das propostas de trabalhos que os gestores(as) e coodenações pedagógica de cada Escola assumiram como compromisso em tornar o transito mais segura para a população em geral.
    São votos de agradecimentos do Prof. Leonardo Beltrami.

    ResponderExcluir