quinta-feira, 13 de outubro de 2016

Idoso no Brasil



Durante a campanha eleitoral 2016, elaborei um projeto voltado ao idoso e percebo que a nível de Brasil isso tem sido discutido. Veja o que encontrei no site da Câmara Federal. Quem sabe as autoridades eleitas comecem a trabalhar projetos voltado à qualidade de vida para os idosos. Esse é um sonho que espero se tornar realidade.

"O Instituto de Geriatria do Hospital da PUC-RS busca realizar diversos programas voltados à qualidade da vida da população idosa. A chefe do serviço de geriatria do hospital, Maria Cristina Berleze, afirmou que uma das ações envolvem o reforço da memória e da saúde.
“Os idosos gostam muito porque é uma atividade na qual trabalhamos, por meio de uma dinâmica, memória, comportamento, aptidões pessoais, atividades físicas e dieta saudável; além disso, a atividade aproxima o hospital da universidade”, afirmou Berleze.
A médica destacou que, em muitos casos, os médicos prescrevem música para os pacientes com problemas de memória. “Ficou evidente o benefício terapêutico da música, não qualquer música, mas uma que faça sentido para essa pessoa. Faz diferença no olhar que a própria equipe de saúde passa a ter com essas pessoas. Esse despertar que a música proporciona demonstra que temos ali um indivíduo íntegro, que tem a sua história e seu passado. Isso muda o olhar para que própria equipe de saúde direcione o cuidado, e muda o olhar da família, que reconhece ali a pessoa amada, reconhece o pai e a mãe que têm a sua história", destacou a médica.
Projetos
O diretor do Instituto, Nilton Luiz Terra, também apresentou aos deputados da comissão alguns projetos, criados pela universidade, como o programa Amigo do Idoso, que pode atender até dois milhões de idosos em 497 municípios do estado.
"É a cidade que adapta suas estruturas e serviços, para que fiquem mais acessíveis a pessoas idosas com diferentes necessidades. Essa é a proposta que apresentaremos à Secretaria de Cidadania e Direitos Humanos e à comissão, a fim de que nos ajudem a implementar esse programa no Rio Grande do Sul. Aceitoo projeto, faz-se uma análise sobre as necessidades, e a partir daí a gente consegue ajudar o município, para que tenha ações voltadas ao processo de envelhecimento", explicou Terra".

Nenhum comentário:

Postar um comentário