sábado, 22 de outubro de 2011

CONFLITO POLÍTICO EM CAROEBE!



O que se vê hoje em Caroebe.

O município de Caroebe já teve como prefeito um total de três, sendo que o primeiro disputou a reeleição saindo vitorioso. Foram eles: Antonio Martins (Tonhão), Francisco Severo (Ivam Severo) e Arnaldo Muniz. Com isso já está se passando 15 anos e o que se percebe é uma forte crescente de problemas que se for olhado pelo lado empresarial, Caroebe já faliu há muito tempo. Porem, os sócios ainda estão fazendo de tudo pra manter as portas abertas por questões de tradição de família. Mas o que se vê mesmo, é uma decadência que vai precisar e muito de novas políticas econômicas pra sair do vermelho, e aí sim, buscar deslanchar num pata má  de desenvolvimento sustentável.
            Caroebe tem muitos recursos naturais que podem ser desenvolvido de forma sustentável. Porem, é preciso que se faça uma política de transformação nos hábitos e costume dos trabalhadores que foram acostumado com o cultivo da banana. É preciso que o poder público ofereça condições para que os produtores e trabalhadores possam desenvolver com competência e garantia de escoamento de seus produtos. Entre os diversos recursos naturais, podemos destacar as lindas paisagens naturais para o turismo, a riqueza de madeiras onde poderia estar trabalhando nas fabricações de móveis, a pesca no rio jatapú, a transformação em polpa de fruta tais como o buriti e o cajá, a exploração da castanha, etc.
            Uma outra economia que é preciso ser trabalhada no Caroebe é o artesanato, pois a região oferece condições favoráveis, já que fazemos parte da Amazônia que é sem sombra de duvida a mais rica na diversidade de recursos para o artesanato. Também, em se tratando dessa região amazônica, há uma vasta biodiversidade de plantas medicinais que poderiam ser usada de forma sustentável para geração de renda e condições de melhorias para a saúde da sociedade..
            O que se vê é muitas oportunidades, porem, é preciso de ampara tos legais e acima de tudo, a participação dos poderes públicos para que seja desenvolvida com responsabilidade para não tornar na mesma história da exploração do minério de Roraima. Nada na clandestinidade, e nem tão pouco na forma descontrolada para não trazer a degradação ambiental.

 Leonardo Beltrami Pereira.
Caroebe-RR,22 de Outubro de 2011. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário