sexta-feira, 11 de outubro de 2019

Independência do Brasil.

Projeto apresentado aos alunos da Escola Estadual Tereza Teodoro de Oliveira.
Professores autores:
Géssica da Silva Oliveira e Roberto Rodrigues


JUSTIFICATIVA:

Todos sabem da importância que o dia 7 de setembro representa para todos nós brasileiros, pois foi a partir desta data que conquistamos muitos direitos que não tínhamos e sonhávamos e uma delas é a liberdade de expressão, dentre tantas outras. Mas esta palavra liberdade não está tão fácil de ser conquistada, pois sabemos que até hoje lutamos para tê-la de verdade. Através deste trabalho iremos mostrar quais mudanças ocorreram após a independência do Brasil por regiões e também mostrarmos a independência mostrada nos livros de história, assim como a história verdadeira, ou seja, o que de fato é verdade e o que é ficção na história da independência do Brasil. A comemoração do dia da Independência é importante não somente por tratar-se de uma data cívica, mas por ser um momento de reflexão sobre o que é ser patriota e a importância desse sentimento para os brasileiros. É também um momento para conhecer a história do nosso país, e como cada um dos momentos são importantes para a constituição da nação brasileira. 

OBJETIVO GERAL:

Mostrar aos alunos as transformações que ocorreram no Brasil após a independência.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
  • Mostrar aos alunos a verdadeira história da independência do Brasil;
  • Mostrar aos alunos as cores da bandeira do Brasil assim como seus significados;
  • Demonstrar através de teatro e slide o significado da independência para o Brasil.
  • Incentivar o espírito patriótico nos alunos;
  • Trabalhar a compreensão de fatos históricos;
  • Refletir sobre o que é ser patriota;
  • Estimular atitudes de respeito aos símbolos nacionais;
  • Conhecer a história do país e o significado da proclamação da independência;
  • Conhecer quais são os direitos e deveres dos cidadãos brasileiros.



METODOLOGIA:
  • Apresentação de slide sobre as transformações nas regiões após a independência do Brasil;
  • Em seguida apresentar a história da independência do Brasil contada nos livros;
  • Apresentação de teatro contando a história da independência contada nos livros;
  • Apresentação da história verdadeira da independência do Brasil.

Recursos Humanos:
  • Alunos;
  •  Professores;
  • Funcionários da escola em geral

Recursos materiais:
  • Papel A4;
  • Tesoura;
  • Borracha;
  • Lápis;
  • Lápis de cor;
  • Canetinha;
  • Fita crepe;
  • Xerox;
  • Caixa de som;
  • Microfone;
  • Emborrachados;
  • Cola quente;
  • Cartolina;
  • Cola branca;
  • Notebook;
  • Retroprojetor;
  • Cola c/ glíter

    Avaliação
    Constante durante todo o processo de realização do projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário