Professores autores:
Géssica da Silva Oliveira e Roberto Rodrigues
JUSTIFICATIVA:
Todos sabem da importância que o dia 7 de setembro
representa para todos nós brasileiros, pois foi a partir desta data que
conquistamos muitos direitos que não tínhamos e sonhávamos e uma delas é a
liberdade de expressão, dentre tantas outras. Mas esta palavra liberdade não está tão fácil de ser
conquistada, pois sabemos que até hoje lutamos para tê-la de verdade. Através
deste trabalho iremos mostrar quais mudanças ocorreram após a independência do
Brasil por regiões e também mostrarmos a independência mostrada nos livros de
história, assim como a história verdadeira, ou seja, o que de fato é verdade e
o que é ficção na história da independência do Brasil. A comemoração do dia da Independência é importante não
somente por tratar-se de uma data cívica, mas por ser um momento de reflexão
sobre o que é ser patriota e a importância desse sentimento para os
brasileiros. É também um momento para conhecer a história do nosso país, e como
cada um dos momentos são importantes para a constituição da nação brasileira.
OBJETIVO GERAL:
Mostrar aos alunos as transformações que ocorreram
no Brasil após a independência.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
- Mostrar aos alunos a verdadeira história da independência do Brasil;
- Mostrar aos alunos as cores da bandeira do Brasil assim como seus significados;
- Demonstrar através de teatro e slide o significado da independência para o Brasil.
- Incentivar o espírito patriótico nos alunos;
- Trabalhar a compreensão de fatos históricos;
- Refletir sobre o que é ser patriota;
- Estimular atitudes de respeito aos símbolos nacionais;
- Conhecer a história do país e o significado da proclamação da independência;
- Conhecer quais são os direitos e deveres dos cidadãos brasileiros.
METODOLOGIA:
- Apresentação de slide sobre as transformações nas regiões após a independência do Brasil;
- Em seguida apresentar a história da independência do Brasil contada nos livros;
- Apresentação de teatro contando a história da independência contada nos livros;
- Apresentação da história verdadeira da independência do Brasil.
Recursos Humanos:
- Alunos;
- Professores;
- Funcionários da escola em geral
Recursos
materiais:
- Papel A4;
- Tesoura;
- Borracha;
- Lápis;
- Lápis de cor;
- Canetinha;
- Fita crepe;
- Xerox;
- Caixa de som;
- Microfone;
- Emborrachados;
- Cola quente;
- Cartolina;
- Cola branca;
- Notebook;
- Retroprojetor;
- Cola c/ glíter
Avaliação
Constante durante todo o processo de realização do projeto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário