quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Políticas Públicas na Educação.


Existe um desafio enorme em relação as políticas públicas na educação. Muito se fala, mas pouco se faz em prol.. enquanto os políticos não colocar em pratica as propostas de campanhas e mais campanhas, não teremos avanços na qualidade e na erradicação do analfabetismo no Brasil.
Olhando na historia de cada governo, percebemos que os avanços não foram significativos. Observando no período da ditadura militar na década de 1960 e 70, foi implantado o Movimento Brasileiro de Alfabetização (MOBRAL). Durante a redemocratização, criaram os cursos supletivos. Com o FHC, veio o programa Alfabetização Solidária. O Lula implantou o programa Brasil Alfabetização. Com isso, vimos que contribuiu para a redução do analfabetismo de 39,6% em 1960, para 9,7%, em 2009. Mas já estamos perpassando pelo século 21 e ainda somamos mais de 14 milhões de analfabetos. Para piorar, a taxa de evasão por conta do trabalho para o seu sustento, cresce de forma acelerada todos os anos, em especial na modalidade de EJA. Fica uma pergunta: Será que vamos atingir a meta de erradicar o analfabetismo no final da segunda década do século 21? Fica também o convite à sociedade organizada, vamos nos unirmos para cobrar das autoridades um respeito maior em relação a educação. Se começar a investir os recursos em sua totalidade nos programas de educação, tais como: formação de profissionais da educação, recursos didáticos, tecnológicos e recursos humanos, certamente teremos uma chance de alcançarmos esse tão sonhado resultado.

Um comentário:

  1. Olá Beltrami, vejo que você tem muito a nos oferecer em relação à educação, um dia ainda quero ver você secretariando nossa secretaria municipal de educção de Caroebe. Parabens pelo seu profissionalismo.( Juliane)

    ResponderExcluir