segunda-feira, 24 de maio de 2021

Sedentarismo e seus efeitos no corpo humano.

 

Você sabia que o Brasil tem uma das taxas de sedentarismo entre jovens mais altas do mundo. Durante a pandemia, esse número ficou ainda mais alarmante. A UNESCO, por exemplo, já cita o sedentarismo como uma pandemia paralela, responsável pela morte de centenas de milhares de pessoas. Antes de qualquer outra informação é importante você saber que o sedentarismo está ligado ao comodismo ou a diminuição de exercícios físico do seu corpo no dia a dia. Saiba que tudo que você faz com pouco esforço físico, como por exemplo: colocar o alimento na mesa para facilitar na hora de se servir, usar o controle remoto pra mudar de canal na TV, pra abrir e fechar portões, ascender e apagar lâmpada, ligar e desligar aparelho, enfim, tudo que facilita a sua comodidade te leva para o sedentarismo. Portanto, é fundamental saber e conhecer todos os meios de combate ao mau que o sedentarismo pode nos causar, para ter uma vida mais saudável. Quem vive uma vida sedentária está sujeita às doenças cardíacas, hipertensão, diabete e até câncer. Sem falar que pode contribuir em alto grau o desencadeamento da depressão e ansiedade que tem sido as doenças do século.

Por que evitar o sedentarismo? Porque a simples ausência de exercício causa o adormecimento dos músculos. Uma vez o músculo adormecido faz com que o corpo passe muito tempo em uma só posição e com isso os ossos e músculos se acomodam trazendo fortes dores nas costas, pernas, braços, nas articulações e cabeça. Além de tudo isso ainda nos torna uma pessoa mais cansada, pois sabemos que o cansaço do corpo não está ligado somente à carga do trabalho. E uma vez o nosso corpo se sentindo cansado, torna os nossos movimentos mais lentos e provocando o desanimo e com o tempo as coisas só pioram. O sedentarismo também pode comprometer o cérebro e levar o enfraquecimento da memória e a diminuição em testes cognitivos.

Sabendo disso, que tal mudar de vida praticando atividades física que venham ajudar você a ter uma vida mais saudável! Os especialistas indicam ao menos cento e cinquenta minutos semanais de atividades. Para isso seguimos agora com algumas dicas que poderá ser praticada no seu dia a dia para assim combatermos o sedentarismo. Que pode ser práticas de atividades esportivas, academias, danças, ou praticar caminhada, andar de bicicleta, nadar no rio ou em piscina e quem sabe, buscar conhecer os movimentos básicos da Yoga. Mas é bom saber que qualquer tipo de atividade física, qualquer tempo de duração, pode melhorar a saúde e o bem-estar, porém, quanto mais exercício melhor para sua vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário