quinta-feira, 8 de novembro de 2018

Escola em ação no campo

Escolas precisam se deslocar para área rural para atender alunos por falta de transporte escolar.

A Escola Estadual Tereza Teodoro de Oliveira precisou implantar um novo projeto para atender os alunos nas vicinais por falta do transporte escolar. Nesse quarto bimestre os alunos que dependem do transporte escolar ainda não tiveram acesso aos estudos. Para diminuir os prejuízos o Coordenador Pedagógico Lingre Emílio Fuliotto teve uma brilhante ideia de propor aulas nas vicinais e a proposta foi aceita pela gestor Jurandi Luna Dantas que fez a propostas para os professores que aceitaram sem nenhum problema. Com isso, elaboramos um projeto de iniciaremos essa jornada nesse Sábado (10) e no decorrer do mês de Novembro atenderemos todas as vicinais em que a Escola tem alunos.

Segue agora o projeto na integra.

PROBLEMATIZAÇÃO

            O que deve ser feito em prol do aluno que não vem às aulas por falta de transporte escolar?

APRESENTAÇÃO

            Os alunos que moram nas áreas rurais e dependem do transporte escolar para estudar, passam por dificuldades em cumprir a carga horária necessária para garantir o aprendizado satisfatório durante o ano letivo. Em vários momentos no decorrer do ano ocorrem fatores cruciais que acabam dificultando o acesso do aluno à escola. Em alguns período são as má conservação das estradas que ficam intransitáveis, outros são as quebra do transporte ou falta de combustível e além disso um outro fator é as paralisações dos motoristas por falta de pagamento dos salários. Com isso, muitos alunos sentem-se prejudicados pelas constantes ausência de aulas. Analisando esses fatores, a escola procurou elaborar um planejamento que viesse diminuir esse prejuízo na vida estudantil do aluno. O meio encontrado foi criar esse projeto onde a Instituição Escolar se deslocasse com todo seu corpo docente, pedagógico e administrativo para as áreas rurais onde residem os educando. Para a concretização desse encontro, a escola propôs uma parceria com a Secretaria Municipal para que a ação de atendimento ao aluno ocorressem nas escolas municipais localizadas na vicinal onde residem os alunos. Para não chocar com as aulas dos alunos do município, foi elaborado um calendário de atendimento em dias de feriados e sábados, onde acontecerá o atendimento em tempo integral.

OBJETIVO GERAL

            Propor uma solução para amenizar as perdas de conteúdos que são fundamentais para uma sequencia na aprendizagem, que garantirão um melhor aproveitamento nas séries posteriores.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

·         Garantir ao aluno o acesso aos conteúdos proposto no currículo de suas respectivas séries;
·         Oportunizar ao aluno o pleno direito de aulas independente das diversidades que ocorram durante o ano letivo;
·         Proporcionar atendimento diferenciado que garantam o aprendizado satisfatório para a progressão de série;
·         Atender os alunos com conteúdos e aulas presenciais garantindo assim o aprendizado dos mesmos.

METODOLOGIA

1.      Trabalhar com apostilas contendo os conteúdos que os alunos não tiveram acesso na escola;
2.      Diversificar momentos com leituras, debates, palestras, resolução de atividades escritas e momentos culturais;
3.      Propiciar a interatividade em roda de conversas com todos os alunos de série diferente, para que cada um fale das suas expectativas na vida estudantil.

AVALIAÇÃO

Avaliar a interação do aluno em todos os momentos proposto pela escola em ação no campo.
Observar o aproveitamento nas atividades escritas e as exposições orais.

CONCLUSÃO

            Todo trabalho é desafiador e esse por sua vez nos desafia ainda mais. Pois a escola sairá da sua zona de conforto para se deparar com a realidade enfrentada pelos alunos no dia a dia. E por isso, esperamos alcançar os objetivos que é levar ao conhecimento do aluno o que é de mais essencial para o rendimento educacional. Certo do que queremos, esperamos em Deus que tenhamos sucesso nesta missão.
AUTOR: LEONARDO BELTRAMI PEREIRA
COORDENADOR PEDAGÓGICO  

 

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