quarta-feira, 1 de novembro de 2017

Escola de artesanato

ARTESANATO NA ESCOLA


APRESENTAÇÃO

É com a imensa satisfação que apresento esse projeto à Escola Estadual Tereza Teodoro de Oliveira que sem dúvida, proporcionará uma das grandes oportunidades para os educando em desenvolver novas habilidades do conhecimento. O fato de observar alunos fora de sala, ficando ociosos e distraídos, percebi que isso estava contribuindo para o baixo rendimento. Na intenção de minimizar esse fato é que estou propondo o projeto ARTESANATO NA ESCOLA na intenção de ocupar os alunos que ficam fora de sala por motivo de falta de professores ou outras razões qualquer. Uma vez que os alunos estejam praticando uma nobre arte, manterá a concentração na aprendizagem favorecendo assim o desenvolvimento das habilidades nos estudos.

Além desses alunos, faremos um intercambio com a disciplina de Educação Artística com a intenção de proporcionarmos um novo aprendizado na vida dos educando que por sua vez mostrar interesse por esse projeto.   
 
Para isso acontecer, buscaremos apoio no sentido de colaborar com os gastos financeiros, já que a escola não dispõe de orçamento próprio para direcionar a esses fins. Além de propor aos patrocinadores oportunidade de praticar o ato da solidariedade.
Sempre busco com os projetos viabilizar momentos agradáveis na vida em sociedade. Na escola, me preocupo com a ocupação de forma satisfatória dos alunos. Acredito fielmente que as ocupações quando bem direcionada proporciona melhor rendimento e interação aluno/escola. Veja o que diz:

 Meira (2007) aponta que a principal característica pedagógica das Oficinas de Criação Coletiva seria possibilitar perceberem-se as tensões, as vibrações, os silêncios, muitos deles não captáveis desde a razão ou sob códigos e explicações convencionais. Assim, se pode almejar ser mais criativo, podendo melhor construir projetos de cidadania, cuidado, atendendo às mais diversas necessidades.” Pois a necessidade que vejo no momento na escola é justamente essa, ocupar para aprender mais.  

Precisamos valorizar mais o tempo que disponibilizamos para estudar, só assim terão uma sociedade mais participativa e criativa. À medida que valorizamos a busca por novos conhecimentos, certamente estaremos propondo uma identidade profissional e social no decorrer da vida.

 “O processo do caminhar para si apresenta-se, assim, como um projeto a ser construído no decorrer de uma vida, cuja atualização consciente passa, em primeiro lugar, pelo projeto de conhecimento daquilo que somos, pensamos, fazemos, valorizamos e desejamos na nossa relação conosco, com os outros e com o ambiente humano e natural. (JOSSO, 2004, p. 59).”


INTRODUÇÃO


Este projeto está sendo desenvolvido para atender uma demanda de alunos que hora ou outra veem à escola e ficam ociosos sem aula em decorrência da falta de professores. Acreditamos em quanto profissional, que precisamos adotar algumas alternativas que propicie ao aluno oportunidade de uma nova ferramenta que ajudará na aprendizagem na escola. O projeto Artesanato na Escola irá suprir uma defasagem de hora aulas e ainda contribuirá para adquirir novo conhecimento que futuramente possa ampliar ou até mesmo se transformar em uma fonte de renda na família. Tudo que for para o benefício do educando, vale apena a escola fazer todos os esforços para disseminar novas ideais e novos desafios. Pois com esforço e dedicação de cada um teremos os objetivos alcançados. Muitas escolas pelo Brasil a fora deixaram de ficar esperando do governo e passaram a idealizar novos projetos e correr atrás de colaboradores e hoje são notícias nas mídias de comunicação. Seguindo o mesmo exemplo, vamos unir forças e fazer da nossa escola um local agradável e promissor para todos.
“Como se encontram o mundo de experiências, figuras e expectativas que a criança, o jovem e o adulto em formação trazem consigo, e o mundo de conhecimentos que as instituições educativas propõem? Existe uma relação entre a forma como os indivíduos representam sua vida e a maneira como eles adquirem competências e saberes sobre o mundo e sobre si mesmos? Como a família,
a escola e a sociedade elaboram modelos e trajetórias de formação?
Como os indivíduos constroem subjetivamente o percurso e a imagem de sua existência? (DELORY-MOMBERGER, 2008,p. 25).”

 Analisando bem esses questionamentos descritos pelo autor nos estimulam a propor um novo modelo de educação na escola que venha contrapor os pontos negativos e transforma-los em positivos.
 



OBJETIVO


Garantir o pleno direito do educando adquirir novos conhecimentos que venham contribuir para o desenvolvimento cultural, artístico e profissional por intermédio da escola no período de formação.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

·         Incentivar os alunos a produzir artes por meio da pratica com artesanato na escola;
·         Propiciar momentos de integração e respeito com o trabalho artesanal;
·         Incentivar o aluno a trabalhar com materiais reutilizáveis de forma sustentável com objetivo de reduzir o desperdiço de matéria prima;
·         Valorizar o trabalho coletivo sem discriminação de gênero, pois sabemos que qualquer forma de trabalho pode ser executado tanto por homem quanto por mulher.



METODOLOGIA

A principio o projeto será desenvolvido na escola nos momentos em que os alunos estiverem sem aulas em decorrência da ausência do professor. Será reservada uma sala que se transformará em uma oficina da aprendizagem e os alunos terão uma pessoa tutora que irá trabalhar as praticas do artesanato. Será implantado um cronograma com frequência para acompanhar a carga horária dos alunos no primeiro semestre e outra no segundo, onde será avaliado o grau de aprendizado e o cumprimento de no mínimo 20h de curso para ser certificado de forma simbólica na qualidade de jovem aprendiz.

CONSIDERAÇÕES

A satisfação de realizar um trabalho em prol do desenvolvimento da humanidade é contempladora. Nada pode ser maior do que o interesse em fazer algo que contribua para com o próximo e que esse venha ter êxodo na vida. No meio escolar, tudo que fizermos deve ser para o crescimento coletivo de todos, seja do profissional ou do estudante, pois o aprender trás para todos os sucessos na vida cotidiana.

AGRADECIMENTO

A Deus e Nosso Senhor Jesus Cristo e a todas as pessoas que venham contribuir para o sucesso do projeto. É sábio aquele que busca envolver pessoas de bens para que tudo o que for feito seja pela dedicação do coletivo, pois que anda só pode se perder e quem luta sozinho pode ser derrotado.


Autor: Leonardo Beltrami Pereira
Formado em Pedagogia,
 Educação Física,
Pós-graduado em Educação Física Escolar.




REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS


MEIRA, Mirela. Metamorfoses Pedagógicas do Sensível e suas Possibilidades em
“Oficinas de Criação Coletiva”. 157 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de
Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.

JOSSO, Marie-Christine. Experiências de vida e formação. São Paulo: Cortez, 2004.

DELORY-MOMBERGER, Christine. Biografia e Educação: figuras do indivíduo-projeto.
Natal: EDUFRN; São Paulo: Paulus, 2008.


 

 
  


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