JUSTIFICATIVA
A
leitura é algo fundamental na vida das pessoas, pois através dela nos torna
seres capazes de desenvolver atividades com maior precisão. Embora isso seja de
conhecimento quase que unânime, ainda assim, é preciso ser trabalhado projetos
que incentive à leitura. Para tanto, é fundamental que as escolas promovam ações
que estimule a pratica diária da leitura. Usando uma sátira “Sacode a Poeira”,
já que os livros que enfeitam as prateleiras por falta de uso acabam acumulando
poeira, estaremos propondo o projeto com o propósito de inserir no cotidiano do
aluno hábitos pela leitura de forma dinâmica e criativa.
OBJETIVO
GERAL
Tornar
uma sociedade mais critica e participativa no contesto social, cultural e
profissional por meio do aperfeiçoamento de novos conhecimentos adquiridos em
razão de pratica da leitura em seu cotidiano.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
- · Viabilizar ações que promovam incentivos à leitura de forma criativa e satisfatória;
- · Promover a interação aluno versos livros literário no dia a dia na escola;
- · Disponibilizar tempo precioso para praticar a leitura de forma organizada observando a disponibilidade de livros na escola;
- · Desenvolver a auto critica por meio da leitura através de sarau;
- · Oportunizar momentos de inteiro silêncio para a pratica da leitura.METODOLOGIAO desenvolvimento do projeto será em parceria com os professores de cada turma e seguirá um cronograma elaborado para melhor atender o aluno e professor;Para estimular a leitura será criado um concurso com medalha para as três melhores apresentações no dia do sarau;O tempo programado para leitura será sempre acompanhado por profissionais da escola;As apresentações do sarau acontecerão ao final de cada semestre. Ou seja, serão apresentados dois sarau na escola;Disponibilizar mural na escola para exposição de frases, poemas e prefácios referente à obra apreciada;O momento da leitura ocorrerá inicialmente em semanas alternadas, podendo ser sequenciadas de acordo com o avanço na aceitação dos educando;Ao final de cada semestre, desenvolver a semana cultural na escola com gincana, concurso de leitura, esporte e lazer.
CRONOGRAMA DA PRIMEIRA SEMANA.
TURMASEGUNDATERÇAQUARTAQUINTASEXTAMATUTINOMATUTINOA7:50 a 8:307:50 a 8:30B8:50 a 9:308:50 a 9:30C10:10 a 10:5010:10 a 10:50D11:10 a 11:5011:10 a 11:50E7:50 a 8:307:50 a 8:30F8:50 a 9:308:50 a 9:30G10:10 a 10:5010:10 a 10:50H11:10 a 11:5011:10 a 11:50VESPERTINOVESPERTINOI13:20 a 14:0013:20 a 14:00J14:20 a 15:0014:20 a 15:00K15:40 a 16:2015:40 a 16:20L16:40 a 17:2016:40 a 17:20M13:20 a 14:0013:20 a 14:00N14:20 a 15:0014:20 a 15:00O15:40 a 16:2015:40 a 16:20P16:40 a 17:2016:40 a 17:20NOTURNONOTURNOQ19:20 a 20:0019:20 a 20:00R20:20 a 21:0020:20 a 21:00S21:40 a 22:2021:40 a 22:20T22:40 a 23:2022:40 a 23:20
CRONOGRAMA
DA SEGUNDA SEMANA.
TURMA
|
SEGUNDA
|
TERÇA
|
QUARTA
|
QUINTA
|
SEXTA
|
|
|
MATUTINO
|
|
|
MATUTINO
|
A
|
|
7:50
a 8:30
|
|
|
7:50
a 8:30
|
B
|
|
8:50
a 9:30
|
|
|
8:50
a 9:30
|
C
|
|
10:10
a 10:50
|
|
|
10:10
a 10:50
|
D
|
|
11:10
a 11:50
|
|
|
11:10
a 11:50
|
|
|
|
|
|
|
E
|
|
7:50
a 8:30
|
|
|
7:50
a 8:30
|
F
|
|
8:50
a 9:30
|
|
|
8:50
a 9:30
|
G
|
|
10:10
a 10:50
|
|
|
10:10
a 10:50
|
H
|
|
11:10
a 11:50
|
|
|
11:10
a 11:50
|
|
|
VESPERTINO
|
|
|
VESPERTINO
|
I
|
|
13:20
a 14:00
|
|
|
13:20
a 14:00
|
J
|
|
14:20
a 15:00
|
|
|
14:20
a 15:00
|
K
|
|
15:40
a 16:20
|
|
|
15:40
a 16:20
|
L
|
|
16:40
a 17:20
|
|
|
16:40
a 17:20
|
|
|
|
|
|
|
M
|
|
13:20
a 14:00
|
|
|
13:20
a 14:00
|
N
|
|
14:20
a 15:00
|
|
|
14:20
a 15:00
|
O
|
|
15:40
a 16:20
|
|
|
15:40
a 16:20
|
P
|
|
16:40
a 17:20
|
|
|
16:40
a 17:20
|
|
|
NOTURNO
|
|
|
NOTURNO
|
Q
|
|
19:20
a 20:00
|
|
|
19:20
a 20:00
|
R
|
|
20:20
a 21:00
|
|
|
20:20
a 21:00
|
S
|
|
21:40
a 22:20
|
|
|
21:40
a 22:20
|
T
|
|
22:40
a 23:20
|
|
|
22:40
a 23:20
|
CRONOGRAMA
DA TERCEIRA SEMANA.
TURMA
|
SEGUNDA
|
TERÇA
|
QUARTA
|
QUINTA
|
SEXTA
|
|
|
|
MATUTINO
|
|
|
A
|
|
|
7:50
a 8:30
|
|
|
B
|
|
|
8:50
a 9:30
|
|
|
C
|
|
|
10:10
a 10:50
|
|
|
D
|
|
|
11:10
a 11:50
|
|
|
|
|
|
|
|
|
E
|
|
|
7:50
a 8:30
|
|
|
F
|
|
|
8:50
a 9:30
|
|
|
G
|
|
|
10:10
a 10:50
|
|
|
H
|
|
|
11:10
a 11:50
|
|
|
|
|
|
VESPERTINO
|
|
|
I
|
|
|
13:20
a 14:00
|
|
|
J
|
|
|
14:20
a 15:00
|
|
|
K
|
|
|
15:40
a 16:20
|
|
|
L
|
|
|
16:40
a 17:20
|
|
|
|
|
|
|
|
|
M
|
|
|
13:20
a 14:00
|
|
|
N
|
|
|
14:20
a 15:00
|
|
|
O
|
|
|
15:40
a 16:20
|
|
|
P
|
|
|
16:40
a 17:20
|
|
|
|
|
|
NOTURNO
|
|
|
Q
|
|
|
19:20
a 20:00
|
|
|
R
|
|
|
20:20
a 21:00
|
|
|
S
|
|
|
21:40
a 22:20
|
|
|
T
|
|
|
22:40
a 23:20
|
|
|
OBSERVAÇÃO:
esse
cronograma poderá se repetir em cada mês deixando sempre uma semana ou mais
livre para desenvolver outros projetos na escola.
CRONOGRAMA
DA SEMANA CULTURAL NA ESCOLA NO ENCERRAMENTO DE CADA SEMESTRE.
TURMA
|
SEGUNDA
|
TERÇA
|
QUARTA
|
QUINTA
|
SEXTA
|
|
MATUTINO
|
MATUTINO
|
MATUTINO
|
MATUTINO
|
MATUTINO
|
A
|
SARAU
|
|
|
|
|
B
|
SARAU
|
|
|
|
|
C
|
|
SARAU
|
|
|
|
D
|
|
SARAU
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
E
|
|
|
SARAU
|
|
|
F
|
|
|
SARAU
|
|
|
G
|
|
|
|
SARAU
|
|
H
|
|
|
|
SARAU
|
|
|
VESPERTINO
|
VESPERTINO
|
VESPERTINO
|
VESPERTINO
|
VESPERTINO
|
I
|
SARAU
|
|
|
|
|
J
|
SARAU
|
|
|
|
|
K
|
|
SARAU
|
|
|
|
L
|
|
SARAU
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
M
|
|
|
SARAU
|
|
|
N
|
|
|
SARAU
|
|
|
O
|
|
|
|
SARAU
|
|
P
|
|
|
|
SARAU
|
|
|
NOTURNO
|
NOTURNO
|
NOTURNO
|
NOTURNO
|
NOTURNO
|
Q
|
SARAU
|
|
|
|
|
R
|
|
SARAU
|
|
|
|
S
|
|
|
SARAU
|
|
|
T
|
|
|
|
SARAU
|
|
OBSERVAÇÃO:
na
sexta-feira ficará para desenvolver gincana, esporte e lazer na escola.
AVALIAÇÃO
Será observado
individualmente por cada profissional e depois aproveitar o encontro pedagógico
para uma avaliação conjunta, no intuito de se analisar os prós e contra referente
ao projeto.
CONSIDERAÇÕES
FINAIS
Sabendo-se que toda
ação provoca uma reação, esperamos que a reação do corpo docente e discente
dessa instituição possa ser satisfatória. O que se espera com esse projeto é
que tenhamos uma sociedade com maior envolvimento no mundo da leitura e
consequentemente, mais crítica e participativa, nas ações que envolvem as
pessoas entorno das decisões culturais, sociais e profissionais.
Caroebe RR,
Setembro de 2017.
Autor:
Leonardo Beltrami Pereira
Formado em
Pedagogia, Educação Física,
Pós
Graduado em Educação Física Escolar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário