sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

PROJETO BIBLIOTECA PARTICIPATIVA

JUSTIFICATIVA

A Secretaria Estadual de Educação sente a grandiosa necessidade de impulsionar o trabalho de leitura na escola, por isto, os pedagogos lotado nesta biblioteca da Escola Estadual Tereza Teodoro de Oliveira elaborou o Projeto “Biblioteca Participativa” que tem a intenção de provocar um novo olhar à biblioteca escolar, que começa a ser pensada e discutida neste educandário, para que de fato venha exercer uma função dinâmica na vida escolar e tornar-se o verdadeiro centro de estudos e pesquisa; como forma de criar ações que formarão crianças, jovens e adultos como leitores e produtores de textos.

OBJETIVO GERAL

Propor aos alunos e professores um ambiente agradável, possibilitando meios para tornar-se leitores produtores de texto e pesquisadores, a partir da integração da biblioteca ao projeto político pedagógico desta unidade escolar.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

Atender ao coletivo escolar, e também à comunidade situada no entorno da escola, no que se refere às demandas de informação e leitura; Fazer da biblioteca escolar local de múltiplas leituras e descobertas, de informação, de formação e de expressão da cultura; Formar alunos e professores pesquisadores; Estimular o empréstimo de livros como forma de estudo e pesquisa; Estimular a busca de informações em diferentes tipos de livros tais como: dicionários, enciclopédias e livros didáticos.

METODOLOGIA

• Organizar um cronograma de uso deste espaço, oportunizando que todas as turmas tenham acesso à biblioteca para leitura, pesquisa e aprofundamento de conhecimento.
• Possibilitar ao aluno o acesso aos livros para que possa manuseá-los, pesquisar e escolher o que quer ler.
• Preparar um baú com revistas, gibis e jornais para deixá-lo neste espaço e para ser usado pelo professor em sala de aula, quando necessário.
• Permitir que o aluno participe ativamente deste universo da leitura, ouvindo histórias, contando, recontando, discutindo, montando cenários, emitindo opinião sobre a obra lida, dando sugestões, para que se tornem adultos leitores.

CONCLUSÃO

Levando em consideração a necessidade de pessoas intelectuais, contemplada de grandes saberes culturais, queremos por meio desse projeto, proporcionar de fato uma nova oportunidade de interação e convívio direto com a leitura. Por essa razão, concluímos esse projeto, com a esperança renovada de que alcançaremos o maior objetivo que é, termos neste educandário, alunos e professores mais amigo e apaixonado pelo mundo da leitura e pesquisa.

AUTOR: LEONARDO BELTRAMI PEREIRA. Município de Caroebe, estado de Roraima. 26/02/2016.

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