sexta-feira, 30 de setembro de 2011

2ª CONFERENCIA NACIONAL DE JUVENTUDE.

1ª CONFERENCIA LIVRE PRESENCIAL DE JUVENTUDE DE CAROEBE.

Foi realizada a Conferencia Livre de juventude em Caroebe no dia 30 de setembro de 2011, organizada pela comissão organizadora assim constituída: Leonardo Beltrami Pereira, Pe. Marcos Oliveira Pereira, Clayton Lopes da Silva, Deonilce Zanchetta, Osmar Serra Bonfim Filho e Adriana Pereira Araújo.
            Essa conferencia contou com a participação de 30 membros da sociedade civil assim constituída: Pastoral da Juventude, Educação Municipal, Educação Estadual, Conselho Tutelar, Pastoral da Criança, COOPARFAC (Cooperativa Agropecuária de Agricultores e Agricultura de Caroebe), STTR (sindicato dos trabalhadores e trabalhadoras Rurais de Caroebe), Escolegs e Partidos Políticos.

            Os eixos temáticos que foram debatidos em grupos foram:

EIXO 1. Direito ao desenvolvimento integral, inclusão e autonomia.

1-     Juventude e educação;
2-     Juventude e trabalho decente.

EIXO 2. Direito ao território.

1-     Juventude e cidade;
2-     Juventude e o campo;
3-     Juventude e o meio ambiente.

EIXO 3. Direito à qualidade de vida.

1-     Juventude e saúde;
2-     Juventude e esporte e lazer.

EIXO 4. Direito à vida segura.

1-     Juventude e segurança;
2-     Juventude e respeito à diversidade e direitos humanos.

EIXO 5. Direito à participação e ao poder.

1-     Juventude e participação juvenil;
2-     Políticas públicas de juventude como política de estado.

Os grupos se reuniram para discussão dos eixos temáticos e o que se pode perceber na juventude foi uma vontade de fazer valer os seus direitos. Em diversos momentos houve participação de jovens conscientes com voz ativas e ao mesmo tempo com grande interesse em estar mais presentes nas ações públicas no município de Caroebe.
Essa conferencia ajudou a juventude de modo geral a se fazer mais presentes junto às políticas publicas. Colocaram varias propostas de grande importância para o Estado de Roraima e também de forma exclusiva para o município de Caroebe.

EIXO 1. Direito ao desenvolvimento integral, inclusão e autonomia.

1-     Juventude e educação;
2-     Juventude e trabalho decente.


PROPOSTAS:
1- Proporcionar cursos profissionalizantes; para a juventude rural e urbana de acordo com a realidade local;
2- Laboratórios de informática, química, física e biologia nas escolas; de ensino médio;
3- Contração e formação continuada para professores em áreas especifica; (planejamento familiar, orientação sexual e outros)
4- Melhorar as infra-estruturas nas escolas;
5- Transporte escolar para alunos em turno noturno (EJA);
6- Incentivar os jovens a freqüentarem as escolas por meio de palestras com profissionais da área;
7- Reformas e ampliações das escolas de acordo com a demanda de trabalhos;
8- Solicitar cursos de formações continuadas com (oficinas, palestras, seminários, etc.)
9- Contratar psicólogos para atuar de forma efetiva e integral nas escolas e na comunidade escolar;
10- Solicitar a ampliação de programas sociais; integrar atividades esportivas, recreativas e culturais;
11- Viabilizar transporte escolar para inserção de jovens do campo junto à escola técnica federal de Roraima;
12- Eleição para cargos de gestão nas escolas.
RESPONSÁVEIS/EXECUÇÃO
Governo, secretaria de educação, escolas e faculdades e as empresas privadas.
PRAZO/ REALIZAÇÃO
Estimativas entre 2011-2015.

EIXO 2. Direito ao território.

1-     Juventude e cidade;
2-     Juventude e o campo;
3-     Juventude e o meio ambiente.


PROPOSTAS:
2.1- revitalizar espaços públicos: escolas, praças, quadras esportivas e bibliotecas;
* Formação profissional da juventude;
* Acesso à tecnologia: internet, telefone, televisão e radio comunitário;
* Saneamento básico e iluminação publica.
2.2- Implantar eletrificação rural nas vicinais de Caroebe e acesso para a tecnologia; (telefonia, radio, internet, maquinas e motores em geral.);
* Mutirão para a legalização das propriedades e documentações pessoais rurais;
* Educação diferenciadas( metodologia, pedagogia e conteúdo) para o jovem do campo e material didático;
* Capacitação/formação continuada especifica para o professor que vai atuar na realidade do campo/rural;

2.4- realizar um fórum ou um painel;
* Assistência técnica ao jovem ou ao trabalhador do campo;
* Fortalecer a agricultura familiar (a diversidade, rotatividade de culturas);
* Projetos alternativos e recuperação de áreas degradadas;
* Legalização fundiária.

RESPONSÁVEIS/EXECUÇÃO
2.1-Sociedade organizada e suas entidades, município e estado.

2.2- estado e município;
* Sociedade e órgãos afim;
* Secretaria de educação, escola, conselho estadual de educação;
* Escola, estado, universidade.

2.4- sociedade civil organizada;
* Secretarias de agricultura, sindicatos, município;
* Movimentos, sindicatos, sociedades organizadas;
* Cooperativas, sindicatos, governos, secretarias;

EIXO 3. Direito à qualidade de vida.

1-     Juventude e saúde;
2-     Juventude e esporte e lazer.


PROPOSTAS:

1...IMPLANTAR UMA SECRETARIA DE JUVENTUDE E CONSELHO MUNICIPAL DE JUVENTUDE  NO MUNICÍPIO DE CAROEBE;

2...PROGRAMAR AÇÕES INTERSETORIAI: SECRETRIA DA JUVENTUDE, SECRETARIA DE SAÚDE E SECRETATRIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL; DE ACORDO COM A APROVAÇAO DO CONSELHO MUNICIPAL DE JUVENTUDE;

3...PROGRAMAR ACÕES QUE ATENDA AS DIMENSÕES: VIOLÊNCIA INTERNA E EXTERNA, SAÚDE MENTAL, BUCAL, ORIENTAÇÃO SEXUAL E PLANEJAMENTO FAMILIAR;

4...PROGRAMAR AÇÕES DE PROMOÇÃO, PREVENÇÃO, RECUPERAÇÃO E REINSERÇÃO SOCIAL E FAMILIAR.
3.2-
1...CRIAR UM AMBIENTE LIVRE E EDUCACIONAL QUE DESENVOLVA PRÁTICAS ESPORTIVAS DE LAZER ORIENTADAS;

2...CONTRATAR PROFISSIONAIS  DE EDUCAÇÃO FÍSICA, PSICÓLOGOS E ASSISTENTES SOCIAIS; PARA OS MEIOS EDUCACIONAIS;

3...CRIAR, REVITALIZAR E READAPITAR CENTRO POLIESPORTIVOS DE ESPORTE, CULTURA E LAZER;

4...CRIAR PRAÇAS DA JUVENTUDE.


3.3-
1...CRIAR ESPAÇOS CULTURAIS EM PRAÇAS, ESCOLAS E ESPAÇOS PÚBLICOS: CINEMAS, INTERNET GRATUITA e etc...

2...CRIAR FORUM DE DEBATES PARA DISCUTIR OS PROBLEMAS DA JUVENTUDE DO MUNICIPIO DE CAROEBE...


EIXO 4. Direito à vida segura.

1-     Juventude e segurança;
2-     Juventude e respeito à diversidade e direitos humanos.

EIXO 5. Direito à participação e ao poder.

1-     Juventude e participação juvenil;
Políticas públicas de juventude como política de estado.

PROPOSTAS:

·         Desenvolver Ações voltadas para a profissionalização e a garantia de políticas publicas para garantir o primeiro emprego aos jovens aprendizes com criação do Ensino técnico de qualidade;
·         Mobilizar a comunidade para denunciar casos de violação dos direitos e violência contra jovens;
·         Buscar programas voltados para ampliação ou ações direcionadas à prevenção e a redução ao uso de drogas e álcool;
·         Fundar um centro de recuperação de jovens dependentes químicos na região;
·         Criação de uma ONG (Organização Não Governamental) voltada para a juventude, com o objetivo de captar recursos públicos e privados visando atender projetos para a juventude local. Ex: Escola de música, grupo teatral, escola de dança, capoeira, artesanato e etc;
·         Contratação de Agentes de Proteção para realizarem fiscalização em bares, locais de eventos festivos no município;
·         Implantação de programas de incentivo ao esporte, cultura e lazer;
·         Criação de um Centro Sócio Educativo no município ou região;
·         Valorização através da criação de programas que dê suporte e valorize o trabalho dos jovens;
·         Criação de um auditório publico;
·         Implantar delegacia de policia civil com espaço adequado para atendimento de jovem infrator e capacitar os agentes para a correta abordagem;
·         Ampliar o efetivo dos destacamentos da policia militar de Caroebe e Entre Rios;
·         Ampliar e melhorar a iluminação publica na cidade de Caroebe e Vila de Entre Rios;

RESPONSÁVEIS/EXECUÇÃO
Sociedade organizada, município e estado.
PRAZO/ REALIZAÇÃO
A curto prazo.

Foto oficial da conferencia em Caroebe!













Leonardo Beltrami Pereira, cuidando de escrever
as propostas da Conferencia de Juventude.



























Momento de muita atenção nas apresentações das propostas.














Grupos trabalhando as propostas para as discussões na plenária.




















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